domingo, 19 de dezembro de 2010

Triângulo de Karpman.



«Triângulo do drama de Karpman» - elaborei este texto a partir dos materiais encontrados on-line (Google). Julgo, que devemos conhecer o «inimigo secreto» de perto. Possivelmente, basta-nos para isso, se olhar ao espelho...

Desenvolvendo as ideias de Eric Berne, Stephen Karpman em 1968 mostrou que a diversidade de papéis que subjaz à "Games People Play", pode ser reduzida a três principais – Salvador, Perseguidor e Vítima. Triângulo, em que esses papéis são combinados, é um símbolo dо seu relacionamento, que está caracterizado por uma troca constante de papéis.
Os três papéis principais neste jogo – Salvador, Perseguidor e Vitima – são, na verdade, uma simplificação melodramática da vida real. Habitualmente, vemo-nos a nós

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Crise segundo Albert Einstein.


Recebi esta informação hoje, via e-mail:

"Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar "superado".

Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que às soluções. A verdadeira crise é a crise da incompetência.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A Saúde segundo Prof. Hermogenes.




SABEDORIA EXISTENCIAL DE HERMÓGENES. (Fernando Augusto – editora Pergaminho)


“Saúde – Pouca gente sabe o que é saúde. Doença todos sabem o que é. Na doença, sentimos dores, desconforto, mal-estar, incapacidade... Na saúde, o corpo está em silêncio, e então esquecemo-nos dele. Não observamos o nosso corpo e a nossa mente quando atravessamos um período de saúde. Definir saúde como a ausência de doença é insuficiente, pois saúde é algo positivo, que precisamos de conhecer.
A Organização Mundial de Saúde, organismo internacional ligado à ONU, cujo objectivo é a ''obtenção por todos os povos do máximo nível de saúde possível" oferece uma definição de saúde: "Um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas... ausência de doença ou enfermidade".
Ampliando a compreensão deste conceito, a mesma instituição (OMS) diz que, quando estamos com saúde, gozamos de: a) euforia - bem-estar e alegria auto-suficientes, isto é, uma condição em que somos felizes e alegres por nós mesmos, sem depender de alguém ou de algo; b) eutimía – calma e serenidade; c) eurritmia – harmonia das várias partes e funções orgânicas.
Você é são se os seus órgãos estão nos devidos lugares, no seu tamanho certo, cumprindo correctamente as suas funções. Você tem saúde, se está normalmente disposto para estudar, namorar, praticar desporto, ajudar em casa. colaborar com o clube, ir à igreja ou ao piquenique. Se você vive carregado de energia, pronto para a acção, mas, quando está cansado, repousa facilmente e bem; se você tem apetite normal; se não precisa de tabaco, drogas e álcool para poder sentir-se normal; se tem uma postura elegante, boa cor, peso de acordo com a sua altura... então você é fisicamente saudável,
A sua sanidade mental pode ser reconhecida quando você pensa, sente, diz, deseja e faz o bem; quando encontra encan­to na existência e tem entusiasmo por viver; quando tem coragem, é sereno e está contente com o que tem e com o que é; quando tem capacidade de amar, servir, perdoar e compreen­der; quando se sente feliz em dar de si e não precisa de pedir; quando não faz a sua segurança psicológica depender de al­guém ou de alguma coisa ou condição...
Você tem saúde social quando na escola, em casa e no trabalho é estimado, admirado e, sem egoísmo, coopera para o bem comum, isto é, trabalha pelo interesse da colectividade. Você tem saúde social se os grupos de que faz parte são grupos que se reúnem por interesses dignos; se o seu espírito de colaboração o leva a opor-se ao grupo quando acha que algo nele está em desacordo. Você goza de bem-estar social se nos grupos legais (permitidos por lei) é bem ajustado e prestigiado.
Já notou como são parecidas as palavras sanidade (saúde) e santidade (condição moral elevadíssima)? Outra coisa engraçada é que quando nos referimos a uma pessoa saudável dize­mos que é são. Quando nos referimos a urna pessoa bondosa, pura, espiritualmente evoluída dizemos também são. Exem­plo: São Francisco, São Paulo...
Com isto não queremos insinuar que, para se ter saúde, é preciso criar asas e ter um halo em cima da cabeça. Estamos apenas a querer provar que cultivar urna vida moral é tão bom para a saúde quanto a alimentação inteligente, bons exercícios, repouso, ar puro, banhos de sol...
Pensamentos rectos, aspirações rectas, palavras boas, acções rectas criam e defendem a saúde.
Os maus pensamentos, desejos insanos, palavras e actos que prejudiquem os outros criam a facilidade para adoecer.
Mens sana in corpore sano (mente sã em corpo são) – preceito clássico que todos conhecem – lembra que santidade moral produz sanidade corporal.
A vida moral é um remédio e factor de imunização.
Médicos e remédios são meios (médios), através dos quais Deus restaura o seu Reino no corpo e na mente preso das doenças. A saúde é presença de Deus. Quando Deus reina, corpo e mente têm harmonia, potência, lei, plenitude e bem-aventurança divinas.”

Os Aniversários.



Uma das mensagens, que recebi neste meu aniversário, foi sublime.
Quero a partilhar com todos os amigos e, através dela, desejar um FELIZ NATAL!


Desejo-vós, também, uma identificação crescente com o menino Jesus, filho de Deus. Procuram a renascer sempre, que for necessário, no AMOR e na GRATIDÃO - username e password de acesso à Vida. TENHAM IMENSOS ANIVERSÁRIOS!


"Os anos passam, Mas as recordações ficam.
Que Deus te abençoe a tua vida! Muitos Parabéns!
Pessoalmente, poderemos ter uma conversa mais demorada…
Mas agora não precisas sair daí.

Para ficares já a saber o que eu te quero dizer, quando tomarmos café num local agradável como este, clica aqui
http://www.youtube.com/watch_popup?v=NLjuGPBusxs&vq=medium
Vim te desejar um Aniversário cheio de Paz, Saúde e muito Amor ao lado das pessoas, que te querem muito bem!" AVL

P.S. Obrigada, António.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Quem pensa que pode, pode mesmo!




Os Dez Principais Passos Para Atingir o Sucesso (http://www.mydominium.com/)



Os Dez Principais Passos Para Atingir o Sucesso

1 Escreva exactamente aquilo que quer atingir. Ponha-o em palavras claras. Isso constitui o OBJECTIVO

2 Repita o OBJECTIVO vezes sem conta. Acredite nele.

3 Não permita que outras ideias o possam distrair do OBJECTIVO.

4 Imagine como será a vida quando tiver alcançado o OBJECTIVO. Imagine e visualize os pormenores de um modo vivido, com sabores, sensações e sons.

5 Crie um filme na sua cabeça e observe-se a si próprio a alcançar a sua aspiração – atingir o OBJECTIVO.

6 Visualize como os outros reagirão a si quando tiver atingido o OBJECTIVO.

7 Fale claramente. Nunca murmure. Senão, como poderá o mundo ouvi-lo?

8 Antes de adormecer deixe desfilar na sua mente as palavras que exprimem o OBJECTIVO, como um hipnotizador.

9 Acredite sempre em si próprio. Você possui o Poder de Mente.

10 Só você pode atingir o seu OBJECTIVO. Ninguém o pode fazer por si. Assuma essa responsabilidade. Meta as mãos à obra!

P.S. Uma observação - ao querer alcançar um objectivo - devemos querer alcançar O ESTADO (sensação pena e absoluta, que acompanha ou corresponde ao objectivo em questão na sua mão ou no seu poder). Isto será seu para SEMPRE!