domingo, 29 de agosto de 2010

COMUNICAÇÃO EFICAZ.


COMUNIQUE COM QUALQUER INTERLOCUTOR de forma:
a) A COMPREENDE-LO e
b) A SER POR ELE COMPREENDIDO.
Para haver COMPREENSÃO é fundamental chegar-se a um bom entendimento, o que pressupõe três factores base – SIMPATIA; VERDADE e COMUNICAÇÃO, os quais são de tal maneira interdependentes que, se qualquer um diminuir, faz diminuírem os restantes, o que resulta na diminuição da COMPREENSÃO.

Triângulo SVC. Imaginemos um triângulo, em que cada um dos vértices representa um dos 3 factores principais:

1. S – SIMPATIA (no sentido de gostar de ..., simpatizar com ..., ter afinidade com ..., sentir algo emocionalmente semelhante a ...). Se não existir SIMPATIA, ou ela for demasiado baixa entre os interlocutores, o Grau de Compreensão entre eles será mínimo ou mesmo nulo;

2. V – VERDADE (no sentido de parecer ser, isto é, “a nossa verdade”). A realidade fundamental para que haja COMPREENSÃO entre as partes, é que haja ACORDO, isto é, que a VERDADE para um seja idêntica, ou muito próxima, do que é para o outro. Assim, se a “VERDADE” duma pessoa é completamente diferente, ou muito diferente, do que é para a outra, não existirá compreensão entre elas, ou então será muito fraca.

3. C – COMUNICAÇÃO (verbal, escrita, visual e ou de qualquer outra forma possível).

Dos três vértices, este último é o mais importante nas relações humanas, pois que, sem comunicação jamais é possível haver compreensão, por maior que seja a simpatia/afinidade, e por mais próxima que fosse a realidade entre as partes.

Poder-se-ia dizer que este triângulo “SVC” começa exactamente pela COMUNICAÇÃO; só através dela se consegue detectar qual o grau de SIMPATIA e de VERDADE existente entre os intervenientes.

É ainda através da COMUNICAÇÃO que cada um dos intervenientes poderá melhorar (modificar) o seu grau de simpatia em relação ao outro, e assim convergirem os respectivos conceitos de verdade/realidade sobre o que estiver em causa, melhorando então a COMPREENSÃO entre ambos.

Para haver BOA COMUNICAÇÃO é necessário que:

1. O que for apresentado por um (oralmente, por escrito, por qualquer outra forma), seja devidamente recebido pelo outro, de forma clara e precisa, para que ele responda em conformidade. Chama-se a este procedimento – CONFIRMAÇÃO DE RECEPÇÃO;
2. Sempre que houver dúvida se o que foi comunicado ao outro, foi devida e correctamente recebido por ele, deve procurar-se, esclarecer essa dúvida logo que possível. Para tal, pede-se ao receptor que REPITA, isto é, duplique o que lhe foi comunicado, evitando-se assim, continuar um diálogo em bases distorcidas e/ou de mal-entendidos.

“PARA QUE A DÚVIDA NÃO SE “ETERNIZE” E INFERNIZE QUEM NELA CONSENTE, CERTIFIQUE-SE IMEDIATAMENTE” De M.M. Cordovil

Sem comentários:

Enviar um comentário