Tanto no estudo, como na conversação entre as pessoas, podem levantar-se vários entraves a um completo entendimento, sem o qual é difícil e por vezes mesmo impossível avançar no estudo ou haver compreensão. Desses possíveis “entraves” poderemos detectar quatro:
1) DESINTERESSE pelo assunto;
2) FALTA DE VISUALIZAÇÃO da coisa em estudo ou discussão;
3) SALTAR “DEGRAUS” DE ENTENDIMENTO
4) PALAVRA MAL-COMPREENDIDA (que leva aos mal-entendidos).
Passamos agora a explicar cada um desses 4 “entraves”:
1º DESINTERESSE – se não houver interesse pelo assunto em estudo ou em discussão, rapidamente surge o aborrecimento e o abandono do assunto em causa;
2º FALTA DE VISUALIZAÇÃO – Se o objecto do assunto, não for conhecido, ou tiver um outro significado, desconhecido para o leitor ou para os intervenientes na conversa, é difícil compreender a sua descrição apenas por palavras, por melhor que seja a explicação transmitida. Há toda a vantagem em termos a visualização do objecto do assunto junto de nós, ou alguma ilustração do mesmo, para mais facilmente compreendermos a sua descrição.
3º SALTAR DEGRAUS / NÍVEIS DE ENTENDIMENTO, resulta de saltar-mos uma ou mais partes do assunto em estudo, sem as quais dificilmente compreenderemos a parte mais avançada para onde decidimos impacientemente passar. Nestes casos, há que retornar até onde havíamos compreendido bem, e a partir daí, passo por passo, seguirmos em frente.
4º PALAVRA MALCOMPREENDIDA é de todos os ENTRAVES AO ENTENDIMENTO o mais importante:
1. No estudo, e não só, também no entendimento entre as pessoas, a palavra mal compreendida é a causadora de desentendimentos, levando tantas vezes a confrontos escusados e imprevisíveis, incluindo a guerras.
2. Este problema da palavra mal compreendida (frase, ou mesmo pequeno texto), pode ocorrer não apenas no estudo (ou simples leitura dum documento), mas também numa conversa de trabalho; com amigos, ou mesmo entre familiares.
Logo que nos apercebamos que causámos um mal-entendido em alguém, por uma má compreensão de algo, ou quando estamos a ser vítimas disso, devemos ter sempre a preocupação de esclarecer esse mal-entendido de imediato. (M.M.CORDOVIL)
1) DESINTERESSE pelo assunto;
2) FALTA DE VISUALIZAÇÃO da coisa em estudo ou discussão;
3) SALTAR “DEGRAUS” DE ENTENDIMENTO
4) PALAVRA MAL-COMPREENDIDA (que leva aos mal-entendidos).
Passamos agora a explicar cada um desses 4 “entraves”:
1º DESINTERESSE – se não houver interesse pelo assunto em estudo ou em discussão, rapidamente surge o aborrecimento e o abandono do assunto em causa;
2º FALTA DE VISUALIZAÇÃO – Se o objecto do assunto, não for conhecido, ou tiver um outro significado, desconhecido para o leitor ou para os intervenientes na conversa, é difícil compreender a sua descrição apenas por palavras, por melhor que seja a explicação transmitida. Há toda a vantagem em termos a visualização do objecto do assunto junto de nós, ou alguma ilustração do mesmo, para mais facilmente compreendermos a sua descrição.
3º SALTAR DEGRAUS / NÍVEIS DE ENTENDIMENTO, resulta de saltar-mos uma ou mais partes do assunto em estudo, sem as quais dificilmente compreenderemos a parte mais avançada para onde decidimos impacientemente passar. Nestes casos, há que retornar até onde havíamos compreendido bem, e a partir daí, passo por passo, seguirmos em frente.
4º PALAVRA MALCOMPREENDIDA é de todos os ENTRAVES AO ENTENDIMENTO o mais importante:
1. No estudo, e não só, também no entendimento entre as pessoas, a palavra mal compreendida é a causadora de desentendimentos, levando tantas vezes a confrontos escusados e imprevisíveis, incluindo a guerras.
2. Este problema da palavra mal compreendida (frase, ou mesmo pequeno texto), pode ocorrer não apenas no estudo (ou simples leitura dum documento), mas também numa conversa de trabalho; com amigos, ou mesmo entre familiares.
Logo que nos apercebamos que causámos um mal-entendido em alguém, por uma má compreensão de algo, ou quando estamos a ser vítimas disso, devemos ter sempre a preocupação de esclarecer esse mal-entendido de imediato. (M.M.CORDOVIL)
VALOR e PODER da PALAVRA.
A Palavra (pronunciada ou escrita) tem um enorme poder sobre a MENTE, tanto a nível do consciente como do subconsciente:
- Em casos extremos, a palavra pode “matar” ou “salvar” a pessoa a quem é dirigida.
- As palavras originam imagens, as quais por sua vez desencadeiam emoções, isto é, invocação de situações (boas ou más) arquivadas no “banco de dados”.
- Usar a palavra certa no momento certo, é muito importante, pois é a base da COMUNICAÇÃO correcta.
- A palavra ganha tanto mais força com quanto mais INTENÇÃO / CONVICÇÃO for dita.
“É A FALAR QUE A GENTE SE ENTENDE”!
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