terça-feira, 15 de junho de 2010

Sucesso é connosco!


A psicologia do sucesso.

No seu trabalho (que eu conheci como um livro áudio, em russo, sobre a psicologia de sucesso), Brian Tracy (
www.briantracy.com) diz, que segundo estudos e exposições diversas: religião, metafísica, psicologia, PNL, sábios de todos os tempos e etc., todas as aspirações do Homem podem ser resumidas em 6 categorias:

1. Ideais e propósitos de vida dignos (bem definidos e concretos, eles são o estimulo principal para actividade humana);
2. Tranquilidade do espírito (liberdade do: medo, ira, sentimento de culpa - esta é a chave para o entendimento da verdade essencial - sensação de harmonia plena com qual adormecemos e acordamos);
3. Saúde óptima e energia vital (logo após alcançar o nº1, pessoas tendem conseguir o nº2, aumentando, como consequência, os níveis da energia e melhorando a sua saúde);
4. Relacionamentos estáveis e duradouros (característica de pessoa bem sucedida e realizada – convívio, partilha, colaboração e fomento de laços familiares);
5. Independência financeira (adequada ao nível de exigências e despesas pessoais)
6. Sensação de auto satisfação e auto realização (característica de pessoa bem sucedida e realizada).

Pode usar estes critérios de vida plena para definir, qualificar e medir o nível do seu sucesso, a sua situação actual.

A maioria das pessoas
(80%) vivem à beira do desespero e, somente, 5% das pessoas se tornam financeiramente independentes e realizados. Qual é a razão para esta realidade dramática, já que a sociedade moderna tem e oferece todas as condições para educação, formação e realização pessoal?

A resposta está na individualidade humana e na necessidade de auto descoberta contínua, podendo comparar o Ser Humano ao computador sofisticado, do qual não temos instruções básicas de uso, não conhecemos suas capacidades nem os limites, nem a sua perfeição nem os defeitos…

Conseguimos entender, o que queremos e como consegui-lo, demasiadamente tarde: ”Se juventude soubesse, se velhice pudesse…”; “Envelhecemos cedo demais ou ganhamos o tacto tarde demais…” – todos os povos têm algum provérbio a este respeito.

Cabe a nós próprios fazer esta descoberta, buscar o auto conhecimento para planear e realizar uma vida plena, satisfatória e estimulante!

Por onde começar?

Observação PNL - Coaching, exercício recomendado:
1. Definir os seus objectivos (Roda da Vida)
2. Definir as suas prioridades (Valores Vitais).
3. Assumir e honrar o compromisso – “Aplicar o conhecimento adquirido na prática de modo regular, contínuo e determinado será de importância vital para seu sucesso”.


“O PROPÓSITO PRINCIPAL DA VIDA É DESENVOLVER E
PROMOVER OS RELACIONAMENTOS
DE AFECTO.”
Brian Tracy

Sem comentários:

Enviar um comentário